Atenção ao desgaste dos filtros para não desgastar a sua relação com seus clientes
Sabemos que a manutenção preventiva é crucial para evitar problemas maiores nos veículos dos nossos clientes. E, quando se trata de filtros, a atenção deve ser redobrada. Pensando nisso, separamos 5 dicas infalíveis para identificar filtros desgastados e para te ajudar a oferecer um serviço com ainda mais qualidade na sua oficina ou centro automotivo. Boa leitura!

Quando o cliente volta da revisão reclamando e achando que foi enganado, a dor de cabeça é certa
O desgaste dos filtros é um tema comum, mas nem todo mundo se atenta aos sinais e
boas práticas para garantir a melhor qualidade na troca, por isso, fique atento.
Identificar o desgaste dos filtros é importante para evitar problemas futuros e garantir
a qualidade do seu serviço.
Filtro do Ar
- Inspeção visual: observe a coloração do filtro. Um filtro novo apresenta
coloração clara. Com o tempo e uso, ele adquire uma coloração escura, devido
ao acúmulo de poeira e impurezas. Essa mudança na cor é um indicativo de que
o filtro está saturado e precisa ser substituído. - Teste de passagem de luz: posicione o filtro contra a luz. Se a luz atravessar o
filtro com facilidade, significa que ele ainda está em boas condições de uso.
Caso contrário, se a passagem de luz for dificultada, é sinal de que o filtro está obstruído e precisa ser trocado. - Verificação da quilometragem: recomendamos a verificação do filtro do ar a cada 10.000 km ou 6 meses.
Em condições de uso severas, como em áreas com muita poeira, essa verificação deve ser realizada com maior frequência.
Filtro do Óleo
- Análise do óleo: a condição do óleo lubrificante pode indicar o estado do filtro do óleo. Se o óleo estiver muito escuro e com aspecto sujo, mesmo após a troca, pode ser um sinal de que o filtro não está filtrando o óleo de forma eficiente.
- Monitoramento da pressão do óleo: utilize um medidor de pressão para verificar a pressão do óleo no motor. Baixa pressão do óleo pode ser um indicativo de que o filtro está obstruído, prejudicando a circulação do óleo.
- Troca periódica: a troca do filtro do óleo geralmente é realizada junto com a troca do óleo do motor, seguindo as recomendações do fabricante do veículo.
Filtro do Combustível
- Inspeção visual: verifique se o filtro apresenta sinais de ferrugem, corrosão ou vazamentos.
- Observação do comportamento do motor: dificuldade na partida, falhas no motor e perda de potência podem ser sintomas de um filtro do combustível sujo ou entupido.
- Manutenção preventiva: recomendamos a troca do filtro do combustível a cada 20.000 km para garantir o bom funcionamento do sistema de alimentação do motor.
Filtro de Cabine
- Qualidade do ar: um filtro de cabine sujo pode comprometer a qualidade do ar dentro do veículo, causando odores desagradáveis e dificultando a circulação do ar.
- Eficiência do ar-condicionado: observe se o fluxo de ar do sistema de ar-condicionado está reduzido. Isso pode ser um sinal de que o filtro de cabine está obstruído.
- Prevenção de problemas respiratórios: a troca regular do filtro de cabine ajuda a prevenir problemas respiratórios, principalmente para pessoas alérgicas.
- Periodicidade da troca: recomendamos a troca do filtro de cabine a cada 15.000 km ou anualmente.
Ao identificar a necessidade de troca de algum filtro, converse com o seu cliente e explique a importância da manutenção preventiva. Mostre os filtros antigos e novos, comparando o estado de cada um. Essa atitude demonstra profissionalismo e gera confiança no seu trabalho.
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