Saiba como higienizar seu carro para evitar o contágio ao coronavírus
Siga as medidas de higiene preventiva à manifestação do vírus e preserve sua vida e de seus passageiros!
Após o surto do novo coronavírus, os brasileiros passaram a receber orientações de higiene pessoal para evitar o contágio no ambiente doméstico e em ambientes externos como mercado ou trabalho. Acontece que muitos motoristas, especialmente os que atuam como taxistas ou motoristas de aplicativo, aumentaram sua preocupação também com os riscos de transmissão em seu veículo.
Sabendo que as mãos são consideradas uma fácil via de transmissão do vírus, qualquer superfície interna do veículo se tornou um grande perigo, fato que tem levado muitos motoristas a saírem menos de casa e evitado companhias no banco de passageiro.
A revista automotiva Quatro Rodas entrevistou um especialista em higienização automotiva que recomendou alguns cuidados especiais para evitar o contágio. “Limpar painel, volante, alavanca de câmbio e toda superfície plástica com álcool isopropílico, que não danifica o material, é uma dica importante para manter a cabine limpa e matar microrganismos que possam vir a causar doenças”, destaca o profissional e proprietário de uma oficina de higienização de veículos de luxo, Matteo Petricione Júnior.
Hábitos simples de limpeza como esvaziar a lixeira portátil do veículo diariamente e realizar a limpeza periódica do ar-condicionado também auxiliam a minimizar a influência do vírus. Sem esquecer, obviamente, da utilização do álcool em gel para manter as mãos limpas o máximo possível, o recomendado é deixar um frasco fixo em seu veículo e lenços de papel.
“O ideal é esvaziar o lixo diariamente, principalmente se houver lenços de papel com secreções de olhos, boca e nariz, que podem conter vírus”, ressalta Petricione, que ainda concluiu alertando os motoristas sobre a importância de um filtro ar limpo e qualificado.
“Estamos orientando os nossos clientes a deixarem um frasco de álcool em gel dentro do carro, lenços de papel etc, mas a higienização do ar condicionado é prioridade, já que a proliferação das bactérias e fungos ocorre no filtro de ar, se ele estiver sujo. O ideal é fazer a limpeza a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano”, finalizou.
Já o proprietário de uma empresa de estética e higienização, Rogerio Marcos Chamelette, aconselha a oxi sanitização como opção de limpeza ao ar-condicionado e outros objetos do veículo. “[A oxi sanitização] É um processo que consiste em aplicar uma carga de ozônio para desinfectar todo o sistema de ar-condicionado e também a cabine”, explica.
Agora seu compromisso externo será mais seguro. Siga as medidas de higiene preventiva à manifestação do vírus e preserve sua vida e de seus passageiros!
Deixe um comentário